Marcelo Oliveira participa de reunião com governador para debater prejuízos causados pela ENEL

Por Portal Opinião Pública 09/11/2023 - 09:42 hs
Foto: Divulgação
Marcelo Oliveira participa de reunião com governador para debater prejuízos causados pela ENEL
Marcelo Oliveira considerou encontro com Tarcísio de Freitas como produtivo

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), e os chefes dos Executivos das demais cidades do Grande ABC se reuniram, na noite desta segunda-feira (6), com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para discutir quais medidas serão tomadas junto a ENEL – empresa concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no estado –  com o objetivo de ressarcir os prejuízos causados pela falta de energia em diversas partes da Grande São Paulo, decorrentes das fortes chuvas que atingiram a região na última sexta-feira (3).

Estimativas do governo paulista dão conta de que cerca de quatro milhões de endereços chegaram a ficar sem energia em todo o estado após as fortes chuvas e rajadas de vento de 100 km/h atingirem várias regiões. Somente na Grande São Paulo, a estimativa era de que 315 mil ligações continuavam sem luz até a tarde de segunda, afetando até mesmo o funcionamento de equipamentos públicos importantes para a população.

Além disso, os problemas que danificaram a rede de distribuição de energia também provocaram falta de água em regiões da capital e municípios da Grande São Paulo atendidos pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O restabelecimento total da energia na região metropolitana estava previsto para ocorrer nesta terça, de acordo com a Enel.

Em suas redes sociais, logo após o encontro, Oliveira afirmou que as conversas foram produtivas e que alguns encaminhamentos haviam sido feitos junto ao Governo Estadual, entre eles a possibilidade da população abrir reclamações ou solicitações junto a ENEL na unidade do Procon que atende o município (leia mais abaixo).

O prefeito mauaense ainda revelou indignação com a falta de ação por parte da concessionária e cobrou que a empresa “cumpra seu papel de distribuição de energia e de atender a nossa população com respeito e dignidade”.

Ele ainda ressaltou que acompanhará a CPI da ENEL na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que foi instaurada em maio deste ano para investigar possíveis irregularidades na atuação da concessionária, e que também levará a situação ao Governo Federal através do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

Procon é opção para registrar reclamações contra a ENEL 

Já nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Mauá informou que os moradores da cidade que se sentiram prejudicados pela falta de energia elétrica ou pela falta de atendimento da ENEL poderão registrar suas reclamações ou solicitar ressarcimento de seus prejuízos na unidade do Procon que atende ao município, dentro do Poupatempo, para uma tentativa de solucionar a possível pendência junto a empresa.

Assuntos relacionados à concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica e manutenção da rede de abastecimento geraram no Procon de Mauá, 1.063 atendimentos, entre 2021 e 2023. O total deste ano, até outubro, já iguala os 358 dos 12 meses de 2022.

O endereço é Avenida Antônia Rosa Fioravanti, nº 1.654, no Jardim Cerqueira Leite, que funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h e aos sábados, das 09h às 13h. É necessário fazer agendamento prévio pelo portal -  www.poupatempo.sp.gov.br ou nos totens disponíveis na entrada do Poupatempo Mauá.